fbpx

Importação, via Correios, você sabe que as regras mudaram?

Importação, via Correios, você sabe que as regras mudaram?

Importação, você sabe que as regras mudaram? Antes era só comprar e esperar chegar, se fosse um sapato, por exemplo, ficará pequeno, era só mandar trocar e recebia outro maior. Tudo recebia pelo correio, estavamos na era Simples e não sabíamos.

Importações

1- Entendendo a importação

Você sabia que toda a compra internacional é uma importação?

Ao fazer compras em sites de outro país, você está importando uma mercadoria, que quando chega ao Brasil, tem que passar pela alfândega e atender à nossa legislação. A esse procedimento chamamos desembaraço aduaneiro e sua execução engloba atividades administrativas de suporte que geram custos. Os operadores logísticos cobram do importador um valor específico para cobertura destes custos. Nos Correios, esse serviço é chamado de Despacho Postal.

Despacho postal não é tributo nem frete e o seu pagamento é obrigatório para a liberação da encomenda.

O preço cobrado atualmente pelos Correios é de apenas R$ 15,00, cerca de quatro vezes menos que o valor médio praticado por empresas concorrentes para realizar os mesmos procedimentos. Além de oferecer o melhor preço, os Correios facilitam a vida do consumidor: o pagamento do Despacho Postal pode ser feito pela internet; basta acessar o link de rastreamento do objeto.

O Despacho Postal trata-se de um serviço inerente ao processo de importação e que tem sua cobrança não só praticada pelo segmento de encomendas, como convencionada pelo setor postal mundial. Por isso, todas as encomendas recebidas no Brasil, independentemente de serem tributadas, estão sujeitas à cobrança deste serviço.

Caso seu objeto seja liberado sem tributação, o pagamento do Despacho Postal é mais simplificado podendo ser realizado diretamente na página de rastreamento. Já para as encomendas tributadas é necessário acessar o ambiente Minhas importações.

2- Objeto liberado sem tributação

Veja como realizar o pagamento do Despacho Postal para liberação de seu objeto Internacional.


– Após a confirmação do pagamento, a encomenda será entregue no endereço do destinatário.
– O pagamento do Despacho Postal ficará disponível ao cliente por 30 dias. Após essa data, as encomendas sem pagamento serão devolvidas à origem.

3- Objeto Tributado

Veja como realizar o pagamento do Despacho Postal para liberação de seu objeto Internacional Tributado

Acesse o ambiente Minhas Importações:

Realize seu cadastro no idCorreios e insira o login e senha cadastrados:

 

No ambiente Minhas Importações, pesquise pelo código da encomenda na área indicada e acesse o ícone de pagamento:

Leia atentamente as orientações antes de seguir para a área de pagamento:

Escolha, dentre as opções disponíveis, a melhor forma para pagamento dos tributos e serviços aplicados à sua encomenda:

Acesse o ambiente Minhas Importações para realizar o pagamento dos tributos e serviços.

4- Verifique se a sua encomenda foi tributada.

Com a cobrança do Despacho Postal sobre todas as encomendas internacionais recebidas no Brasil, o primeiro passo a seguir é identificar se sua encomenda foi ou não tributada pela Receita Federal.

Isso pode ser feito por meio de uma pesquisa no Rastreamento de Objetos que indicará também como realizar o pagamento do Despacho Postal referente à sua importação.

 

Serviços Internacionais de Importação

Modalidades de Envio:

 

Express Mail Service (EMS):

Modalidade de envio mais rápida oferecida. Trata-se de um serviço de entrega expressa internacional de documentos e mercadorias de até 30kg, o qual conecta cerca de 200 países ao redor do mundo. Além do prazo reduzido, oferece rastreamento em todas as etapas do transporte e garante a comprovação de entrega mediante assinatura do recebedor. Os Correios estão aptos a receber e distribuir encomendas EMS advindas de diversos países. Confira aqui a lista completa.

ATENÇÃO! Somente as encomendas EMS têm seu código de rastreamento iniciado pela letra “E” (Ex: EA123456789JP). Fique atento e garanta que suas importações expressas sejam distribuídas com segurança e rapidez pelos Correios.

Colis Postaux (Mercadoria Econômica):

Modalidade de importação não expressa de mercadorias de até 30kg. Tem baixo custo e oferece rastreamento completo (ponto a ponto) e fornecimento de comprovante de entrega. Os códigos de rastreamento são iniciados pela letra “C” (EX: CW123456789GB).

Prime Exprès:

Modalidade de importação de documentos e pequenas encomendas de até 2kg. Suas principais características são: baixo custo e rastreamento completo (ponto a ponto). As páginas de internet internacionais geralmente empregam as designações “Priority Mail” e “e-Packet”. Possui código de rastreamento iniciado pela letra “L” (EX: LY123456789CN).

Pequenas encomendas registradas (Small Packet/Registered Mail):

Modalidade de importação de documentos e pequenas encomendas de até 2kg. Utilizada por muitos sites internacionais com as denominações “registered mail”, “small parcels” e “small packets”. Possui prazo de entrega dilatado e pouca rastreabilidade. Não é recomendada para importadores que necessitem rastrear as en­comendas em todas as etapas da entrega ou tenham pressa para recebê-la. Seu código de rastreamento é iniciado pela letra “R” (EX: RB123456789PT).

Pequenas encomendas simples (Small Packets/Unregistered Mail):

Trata-se de outra modalidade de importação de documentos e pequenas encomendas de até 2kg. Adotada por diversas lojas virtuais internacionais com as denominações “unregistered mail”, “small parcels” e “small packets”. Possui prazo de entrega dilatado, não tem comprovante de entrega, bem como não permite rastreamento, uma vez que não possui código de identificação. Não é recomendada a utilização dessa modalidade para compradores que necessitem acompanhar as fases da entrega ou tenham pressa para receber a encomenda.

DICA:

Solicite ao seu fornecedor/exportador que realize a postagem no exterior das suas encomendas em uma das modalidades de envio acima, permitindo assim a distribuição no Brasil por parte dos Correios.

social position

Share this post