VALUATION – Descubra o valor da sua empresa

VALUATION – Descubra o valor da sua empresa

Você sabe o que é valuation, na prática? Afinal, qual a vantagem de saber os valores de mercado de uma empresa?
Tendo conhecimento desse valor, o empreendedor pode planejar de forma mais concreta os próximos passos da sua companhia.
Isso porque poderá identificar as situações e melhores oportunidades que somem valor ao seu negócio.
Para estimar esse valor de forma mais eficaz, recomenda-se a utilização do valuation.

Como se define Valuation ?

é o termo em inglês para “Avaliação de Empresas”. É o processo de estimar quanto uma empresa vale, determinando seu preço justo e o retorno de um investimento em suas ações.

Porém, o cálculo de valuation não é exato.
Isso acontece porque ela é uma percepção de mercado. Como o mercado está em constante mudança – e cada um possui uma percepção diferente do que acontece, – seu resultado envolve questões subjetivas.
Ainda assim, há como calcular o valuation de uma empresa de forma sistematizada. Cabe ao empreendedor definir as premissas a serem seguidas e saber selecionar a fonte de dados que será utilizada.

Ou seja: o resultado de uma valuation depende da percepção de mercado.
Valuation de empresas pequenas, por exemplo, sempre sofrerá mais oscilações, porque são menso sólidas.
Para empresas que já existem há mais tempo (pelo menos cinco anos), calcular o seu valor é mais fácil, pois possuem histórico numérico e serviços/produtos consolidados.
Para empresas mais recentes, esse processo exige maior cautela.

Qual a importância do Valuation?

Você provavelmente sabe que conhecer a fundo o perfil do seu negócio é fundamental, certo? Mas, caso alguém pergunte quanto vale a sua empresa, você saberia responder?

Essa é uma pergunta que pode aparecer em diferentes ocasiões, seja ao buscar investidores ou ao vender cotas para um sócio, seja em processos judiciais ou mesmo na hora de vender a empresa.

Além de ajudar você a conhecer seu negócio melhor, o Valuation auxilia a explorar tanto os aspectos que valorizam sua empresa quanto os que a desvalorizam. Dessa maneira, é possível trabalhar para reduzir as deficiências e, ao mesmo tempo, potencializar os aspectos positivos do negócio visando aumentar ainda mais seu valor.

Outro benefício do uso do Valuation é a possibilidade de entender o histórico de crescimento da empresa, o que também ajuda a compreender o comportamento do negócio ao longo dos anos. Conhecer essas características é fundamental na hora de criar estratégias futuras.

Ainda, o Valuation é importante não apenas para saber o valor da empresa como também o quanto pode ser investido. Esses dois fatores são cruciais para que a negociação da participação do investidor seja feita de maneira justa.

Como calcular o valuation de uma empresa?

São várias as formas de calcular o valor de uma instituição. A maneira mais utilizada atualmente é a que mede o fluxo de caixa descontado. Esse método pode ser feito rapidamente e é separado por três etapas:

  1. Calcular o valor aproximado do fluxo de caixa: é uma previsão (baseada nos dados anteriores) do valor da receita e das despesas que serão geradas pela empresa no futuro. Para isso, soma-se o que será recebido e subtrai-se o que será gasto. Normalmente, é utilizada uma média de cinco anos para fazer essa análise;
  2. Taxa de desconto: definir quanto deverá ser descontado sobre o fluxo de caixa identificando os riscos de investimento. A dica é utilizar como base a poupança ou a bolsa de valores. Vale ressaltar que é de extrema importância ter bons argumentos para conquistar patrocínio/investidores. Por isso, vale dar atenção redobrada para esse item;
  3. Soma dos valores: por fim, resta pegar os resultados dos cálculos anteriores e colocá-los nos presente. Ao somá-los, é encontrado o valor da empresa.

De forma clara, o valuation medido por esse método calcula o valor de uma empresa por meio dos recursos que ela tem capacidade de criar no futuro, descontando o tempo e o risco associados a essas estimativas.

Vale ressaltar que essa conta é apenas uma das fórmulas possíveis para se traçar o valuation de uma empresa.

 

social position

Share this post