Conheça as Redes Sociais mais usadas no Brasil

Redes Sociais

Conheça as Redes Sociais mais usadas no Brasil

Conheça as Redes Sociais mais usadas no Brasil com dados atualizados para 2018!
Presentes na vida de grande parte das pessoas ao redor do mundo, as redes sociais são hoje um importante acessório para comunicação, informação, relacionamentos e, claro, para o marketing digital.

Redes Sociais mais usadas no Brasil por ordem de preferÊncia, de acordo com a Social Media Trends 2018:

1. Instagram

Com 57 milhões de usuários no Brasil e o maior índice de engajamento entre as redes sociais, o Instagram é o queridinho do momento!
E a rede promete ter vindo para ficar: inovando cada vez mais nos formatos de conteúdos e anúncios, ela tem apresentado uma adesão cada vez maior das empresas No Brasil, o crescimento foi de 16,9% entre 2017 e 2018 — o maior crescimento observado no relatório da Social Media Trends 2018.
47,1% dos respondentes da Social Media Trends 2018 declararam que o Instagram é sua rede social preferida, deixando todas as outras para trás — até mesmo o Facebook, que ficou com apenas 29,6% dos votos.

2. Facebook

Com mais de 2 bilhões de usuários — sendo 130 milhões no Brasil —, o Facebook conquistou o posto de rede social mais popular do mundo em meados de 2008 e passou a ser destaque no Brasil em 2012.
Não é surpresa que a rede esteja em primeiro lugar no país: 95% respondentes da Social Media Trends 2018 declararam usar o Facebook, enquanto 98,8% das empresas afirmaram usar o Facebook para a estratégia de marketing da empresa.
O Brasil é o terceiro país mais ativo no Facebook, perdendo apenas para os EUA e a Índia.
O grande número de usuários e as diversas possibilidades de uso da rede são grandes atrativos para empresas. Apesar disso, os índices de engajamento e o alcance orgânico diminuindo têm sido barreiras enfrentadas no relacionamento entre consumidores e marcas.

3. WhatsApp

Já parou para pensar que mais da metade da população brasileira está presente no WhatsApp? São 120 milhões de usuários no país!
E, se antes essa rede era usada apenas para conversar com amigos e famílias, hoje ela é um dos principais aplicativos de mensagem e comunicação não só do Brasil, como do mundo — o aplicativo conta com 1.2 bilhões de usuários globalmente!
E se muitas marcas não usavam o aplicativo pelas limitações para fazer negócio por meio dele, pode ser que esse cenário esteja prestes a mudar. Com o recente anúncio do WhatsApp Business, novas possibilidades para empresas serão oferecidas.
Imagina as oportunidades que isso significará com o grande número de usuários ativos diariamente para as marcas?

4. YouTube

Com um crescimento de mais de 58% usuários no Brasil nos últimos dois anos, o YouTube tem hoje 98 milhões de usuários no país sendo uma das maiores redes tanto aqui quanto no mundo todo.
Hoje, a maior plataforma de vídeos do mundo é usada para acompanhar programas, escutar músicas, acompanhar os youtubers e, claro, fazer marketing!
Entretanto, apesar do grande número de usuários, apenas 47,2% das marcas brasileiras investem em marketing na rede, o que significa uma discrepância de mais de 20% em relação aos usuários brasileiros — a maior entre os dados da Social Media Trends 2018.

5. Twitter

A rede social para microblogs teve um boom repentino no país, mas, de 2013 para cá, caiu cerca de 63% no volume de usuários ativos, segundo dados do Statista.
E, apesar de figurar entre uma das redes sociais mais populares do mundo, com mais de 330 milhões de usuários ativos, aqui no Brasil ele conta com 30 milhões de usuários.
Essa é uma tendência observada inclusive pelas empresas. A Social Media Trends 2018 evidenciou que houve uma queda de 11% no investimento no Twitter entre as empresas respondentes. Apesar disso, a rede ainda figura em 4° lugar entre o investimento das empresas.
O Twitter ainda pode ser valioso para ações de marketing digital e, quando bem usado, pode ser um canal extra de aquisição e branding para sua marca.

6. Pinterest

Com 200 milhões de usuários no mundo todo, o Pinterest vem crescendo no Brasil. A rede tem grande potencial, principalmente com o crescimento cada vez maior de investimentos em conteúdo visual, que é uma tendência cada vez mais forte.
Apesar disso, apenas 8,5% das empresas do país estão presentes por lá — o que representou uma queda de 1 ponto percentual entre 2017 e 2018, segundo os dados da Social Media Trends 2018.
Essa é uma grande discrepância quando analisamos que 39,6% dos respondentes declaram usar a rede social aqui no Brasil. A diferença de utilização entre usuários e empresas é de 31,1 pontos percentuais!
Explorar o potencial da rede pode ser um grande diferencial para as empresas, especialmente para aquelas que tem um negócio voltado para o visual, como moda ou arquitetura.

7. Linkedin

A maior rede social corporativa de todo o mundo conta com aproximadamente 200 milhões de usuários pelo globo, sendo 29 milhões deles brasileiros. Faz todo sentido posicionar sua marca por lá, principalmente quando falamos em marcas B2B, focadas em um aspecto mais business.
Apesar disso, enquanto 62,1% dos respondentes da Social Media Trends 2018 declaram usar o LinkedIn, apenas 47,2% das afirmam usá-la como um canal de marketing.
O LinkedIn tem um grande potencial estratégico no posicionamento de empresas nas redes sociais, no networking entre profissionais de diversas áreas e no employer branding, atraindo mais potenciais colaboradores para a empresa.

8. Google+

Apesar de 19,3% dos usuários e 21,9% das empresas brasileiras participantes da Social Media Trends 2018 declararem usar o Google+, ele é uma rede considerada inabitada.
Isso porque os níveis de engajamento na rede são baixíssimos. O Google vincula contas do Gmail, atualmente, e faz algumas exigências que demandam o uso do Google+. No entanto, 90% das pessoas nunca fez sequer uma única postagem na rede.
Mas não se engane! Alguns segmentos são mais populares dentro do Google Plus+, como é o caso da engenharia nos Estados Unidos. A chave é procurar uma comunidade de seu interesse e daí em diante montar o seu círculo de amizade focado nos usuários participantes.

9. Messenger

Assim como o Google+ se beneficia com o Gmail, o Messenger também pega carona no sucesso do Facebook.
Apesar de hoje ter 1,2 bilhões de usuários, equiparando-se ao WhatsApp, o aplicativo só deslanchou quando o Facebook mobile passou a exigir o download do Messenger para usar o chat.
Atualmente, um dos maiores potenciais da rede para marketing está na automação por meio do uso de chatbots, além da integração como canal de comunicação para marcas.

10. Snapchat

Apesar de contar hoje com 187 milhões de usuários em todo o mundo e ter sido uma das redes de maior destaque dos últimos tempos, o Snapchat vem perdendo sua popularidade aos poucos devido ao aumento da popularidade do Instagram Stories.
Enquanto 11,3% dos brasileiros declaram usar a rede, apenas 2,4% estão presentes, segundo os dados da Social Media Trends 2018. Essa porcentagem representa uma queda de 6 pontos percentuais em relação ao relatório anterior.
Apesar disso, o Snapchat não morreu. A rede ainda não apresentou estagnação no seu crescimento e ainda é destaque de uso entre millenials. Por isso, analise a presença do seu público e o perfil comportamental, pois pode ser que o Snapchat seja uma ótima alternativa para sua estratégia de marketing.

Se gostou desse artigo, em breve traremos ainda mais informações para você ficar por dentro de tudo! 😉

social position

Share this post