Atualização de SOFTWARE: Realizar ou não na sua Empresa?
A atualização de software deveria ser uma prática frequente dentro das empresas. Muitas vezes, por medo, não se adaptar aos novos modelos, entre outros motivos, muitas empresas acabam deixando a atualização de seus sistemas de lado.
O que muitas corporações não consideram é o fato de que a falta de atualização é altamente prejudicial para o negócio.
Diversos riscos estão atrelados a um software desatualizado. Um deles está relacionado com as informações da empresa, que ficam mais vulneráveis. Vejamos alguns perigos:
5 perigos causados pela falta de atualização de software
1. Causa perda de dados
Diversos fatores podem causar a perda de dados, e o backup é a solução para evitá-la. Porém, o próprio software pode apresentar falha, caso não seja atualizado. A atualização de software faz melhorias no sistema, ou seja, corrige os erros que são encontrados durante o processo.
Nesse caso, além de fazer a atualização de software, a empresa deve investir no backup em nuvem para manter os dados seguros em um ambiente que pode ser acessado de outras formas.
2. Gera incompatibilidade com outros sistemas
A tecnologia está em constante evolução e novos recursos de trabalho são implementados quase que diariamente. Com isso, os softwares que a empresa contrata devem acompanhar o novo mercado e permitir a integração.
Sistemas muito antigos são atualizados, frequentemente, para atender as necessidades de seus usuários. Quando a empresa não faz a atualização de software, corre o risco de causar a incompatibilidade com outros sistemas.
3. Impacta a produtividade de forma negativa
A falta de atualização de software causa impactos negativos na produtividade da empresa, pois os sistemas apresentam mau funcionamento, se tornam mais lentos, processos em andamento são interrompidos com o fechamento involuntário de programas, além de ocorrer lentidão e outros problemas.
Falhas como essas prejudicam o trabalho dos profissionais, fazendo com que as atividades sejam constantemente interrompidas e até causando a perda de dados, arquivos etc.
4. Apresenta bugs no sistema operacional
A falha de software provoca bugs em todo o seu sistema. Isso é causado por sistemas complexos, integrados com diversos softwares. A falha em um único recurso pode impactar todo o processo, pois as informações estão conectadas e, muitas vezes, são dependentes.
Mantenha os seus softwares e programas atualizados com as versões suportadas pelo fabricante. Dificilmente um fornecedor prestará suporte a um sistema que não está atualizado. Assim, além de sofrer com algum bug, a empresa terá que pagar pelo suporte de um técnico.
5. Facilita o acesso de cibercriminosos
Os softwares desatualizados facilitam a invasão de cibercriminosos. A falta de atualizações de segurança torna os sistemas vulneráveis, pois elas são criadas justamente para eliminar qualquer brecha em versões anteriores dos sistemas.
O Wanna Cry, por exemplo, é uma ameaça que aproveita a falta de atualizações em sistemas operacionais Windows para invadir computadores. De acordo com a Avast, em março de 2018, foram registradas 54 milhões de tentativas de ataque do ransomware, bloqueadas pelo antivírus.
A atualização de software é uma prática de segurança da informação fundamental para qualquer tipo de negócio. O uso de um data center na nuvem é outra estratégia que vem sendo adotada por diversas empresas. Mas você sabe se a migração do data center para a nuvem é segura? Tire suas dúvidas com a Linq!